Pesquisar este blog

quarta-feira, 20 de janeiro de 2010

Dia do farmacêutico

Ok, hoje é dia do farmacêutico e não do estudante de Farmácia.

Deveríamos mesmo parabenizar uns aos outros por esse dia? Afinal, muitos nem terminarão o curso, outros podem terminar, mas nem exercer a profissão de fato. Deveríamos mesmo?

Mas é claro que sim. Só é necessário estabelecer o ponto de partida e, partir deste ponto, já é um grande passo. O ponto de partida é tão importante quanto a caminhada; melhor, o ponto de partida é primordial, ele determina os passos da longa caminhada. Há desvios, há muitos obstáculos. Existirão aqueles que vão nos desanimar, desestimular. Não será uma, não serão apenas duas vezes que iremos errar como profissionais. Serão muitas! Erraremos também como indivíduos... Mas não devemos nos abater, nem deixar que o medo impeça a continuidade da caminhada. Quando esses impasses acontecerem, reflitemos... e comecemos novamente!

Saímos do ponto de partida, iniciou-se a caminhada. A parabenização deste dia, para nós, estudantes de Farmácia, vem porque além de sermos futuros farmacêuticos, ESTAMOS no presente e muito já pode ser feito agora.

O poder e a cura. Este é o significado da cobra enrolada na taça, símbolo da Farmácia. Profissão exercida há séculos que agregou a ciência e a tecnologia para a melhoria da qualidade de vida. Apesar de milenar, o dia do farmacêutico foi legitimado há apenas 68 anos e levou o dia 20 de janeiro por ser o dia da criação da Associação Brasileira de Farmacêuticos (a ABF nasceu em 1916 e é uma das mais antigas associações em atividade no país).

Espero que todos os aspirantes a farmacêuticos possam contribuir e aumentar este legado incrivelmente gigante.

Sejamos grandes, gigantes!! Dissera o farmacêutico de formação (embora nunca tenha exercido a profissão) e poeta de coração aberto, Carlos Drummond de Andrade: Tenho apenas duas mãos e o sentimento do mundo. Temos muito, podemos fazer muito ainda!

Eu, Clênia Azevedo, em nome de todo o CAFARMA, desejo a todos um FELIZ DIA DO FARMACÊUTICO, farmacêuticos em potencial!!!!!

E, para terminar o post de hoje, mais que especial, deixo o trecho de Monteiro Lobato (ok, eu juro que este é o último cheiro literário do blog, próximo post eu deixo um cheirinho de álcool etílico, hehe).
O papel do Farmacêutico no mundo é tão nobre quão vital. O Farmacêutico representa o órgão de ligação entre a medicina e a humanidade sofredora. É o atento guardião do arsenal de armas com que o Médico dá combate às doenças. É quem atende às requisições a qualquer hora do dia ou da noite. O lema do Farmacêutico é o mesmo do soldado: servir.

Um serve à pátria; outro serve à humanidade, sem nenhuma discriminação de cor ou raça. O Farmacêutico é um verdadeiro cidadão do mundo. Porque por maiores que sejam a vaidade e o orgulho dos homens, a doença os abate - e é então que o Farmacêutico os vê. O orgulho humano pode enganar todas as criaturas: não engana ao Farmacêutico. O Farmacêutico sorri filosoficamente no fundo do seu laboratório, ao aviar um receita, porque diante das drogas que manipula não há distinção nenhuma entre o fígado de um Rothschild e o do pobre negro da roça que vem comprar 50 centavos de maná e sene.

Beijo grande!

CAFARMA
Coordenadoria de comunicação
Clênia Azevedo

3 comentários:

  1. WOW!
    Muitas revelações neste post!rsrsrrs
    Muito Legal!

    ResponderExcluir
  2. choquei! quem acha que a Clênia deveria fazer Jornalismo depois de Farmácia? Arrasou! Levantou até meu astral agora!

    outra: Carlos Drummond de Andrade era farmacêutico?? Meu Deus! Nunca me ensinaram literatura direito!

    ResponderExcluir